Ir para o conteúdo
Pesquisar
  • cursos
  • Tribunais
  • gratuitos
    • BLOG
    • CURSOS GRATUITOS
  • Trajetórias
área do aluno
  • Julgados Importantes

STJ aplica julgamento ampliado a embargos com voto vencido

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), no julgamento do REsp 2.072.052-RJ, reafirmou que é obrigatória a aplicação da técnica do julgamento ampliado, prevista no art. 942 do Código de Processo Civil, também nos embargos de declaração opostos contra acórdão de apelação, quando julgados por maioria e o voto vencido possui aptidão para alterar o resultado do julgamento originário do apelo.

Contexto da decisão

No caso concreto, foi interposta apelação contra uma sentença favorável à parte autora. A apelação foi desprovida por unanimidade. Posteriormente, foram opostos embargos de declaração, os quais foram rejeitados por maioria, mas o voto vencido apontava omissão que, se acolhida, teria potencial para reverter o resultado do julgamento da apelação.

Diante dessa situação, o STJ entendeu que, apesar de o art. 942 do CPC/2015 não mencionar expressamente os embargos de declaração, a técnica do julgamento ampliado deve ser aplicada também quando os embargos forem julgados por maioria e o voto vencido puder modificar o resultado anterior da apelação.

Fundamentos da decisão

O julgamento dos embargos de declaração, ainda que formalmente novo, constitui extensão da própria apelação. Assim, quando o voto vencido, proferido nos aclaratórios, indicar omissão ou ponto capaz de mudar o desfecho do recurso de apelação, deve ser aplicada a técnica do julgamento ampliado.

Esse entendimento já estava consolidado no STJ, que já decidira: “A técnica de julgamento ampliado […](leia a ementa no site do STJ). deve ser observada nos embargos de declaração não unânimes decorrentes de acórdão de apelação, quando a divergência for suficiente à alteração do resultado inicial” (REsp 1.786.158/PR).

Consequência prática

A decisão gera a obrigatoriedade de retorno dos autos ao Tribunal de origem para novo julgamento, com aplicação da técnica do julgamento ampliado.

Base legal

Art. 942 do CPC/2015: Prevê a técnica do julgamento ampliado quando o resultado da apelação não for unânime, exigindo a convocação de outros julgadores para prosseguir no julgamento.

Aprofunde-se no tema

Assista ao vídeo explicativo sobre a aplicação da técnica do julgamento ampliado e suas repercussões práticas:

ASSISTA UMA AULA COMPLETA SOBRE O TEMA

Referência:

REsp 2.072.052-RJ, Rel. Ministro Sérgio Kukina, Primeira Turma, por unanimidade, julgado em 11/3/2025. Informativo 844.

Como o tema pode ser cobrado em provas

  1. (Certo ou Errado) É desnecessária a aplicação da técnica do julgamento ampliado prevista no art. 942 do CPC/2015 aos embargos de declaração, mesmo quando o voto vencido tiver potencial para modificar o resultado da apelação.
  2. (Certo ou Errado) A técnica de julgamento ampliado também se aplica quando os embargos de declaração opostos contra acórdão de apelação são julgados por maioria, e o voto vencido apresenta fundamentação capaz de alterar o julgamento do recurso de apelação.
  3. (Certo ou Errado) O julgamento dos embargos de declaração é considerado fase autônoma e independente da apelação, não sendo extensão desta para fins de aplicação do art. 942 do CPC.

Gabarito e Comentários

  1. Errado. Conforme entendimento do STJ, a técnica do julgamento ampliado deve ser aplicada quando os embargos forem julgados por maioria e houver voto vencido com potencial de alterar o resultado da apelação, mesmo que esta tenha sido inicialmente unânime.
  2. Certo. A jurisprudência do STJ pacificou que a técnica de julgamento ampliado se aplica nesses casos, pois os embargos de declaração são extensão da apelação e o voto divergente pode influenciar decisivamente no resultado final.
  3. Errado. O julgamento dos embargos de declaração, embora possua procedimento próprio, integra a fase recursal e está vinculado ao julgamento da apelação, sendo parte do mesmo contexto decisório para fins do art. 942 do CPC.

Preencha o formulário abaixo para receber o material de apoio!

E ah… Não deixe de assinar nosso canal no YouTube para que ser notificado de todos os vídeos que iremos publicar ao longo do ano!

Compartilhe este post
AnteriorAnteriorSTJ reafirma prescrição intercorrente por inércia do credor
PróximoSTJ admite exigir documentos para evitar litigância abusivaPróximo

Posts relacionados

STF decide que a execução de dano ambiental é imprescritível, mesmo após conversão em indenização por perdas e danos.

Licenciamento ambiental municipal em zona costeira é inconstitucional

10/06/2025
STF declara inconstitucional norma estadual que permite licenciamento ambiental genérico por municípios em zona costeira e na Mata Atlântica.

Licenciamento ambiental municipal na zona costeira

22/04/2025
STF decide que a execução de dano ambiental é imprescritível, mesmo após conversão em indenização por perdas e danos.

STF: dano ambiental tem execução imprescritível

17/04/2025

Quer receber conteúdos gratuitos direto no WhatsApp?

Informações sobre concursos, julgados relevantes, dicas e muito mais!
Acesse agora!

Conheça também

O AprovaçãoPGE: curso especializado em concursos de Advocacia Pública. Equipe experiente e metodologia eficaz para sua aprovação. Organização, foco e materiais completos.

Youtube Whatsapp
Sobre nós
  • Quem Somos
  • Blog
  • Contatos
  • Canais de atendimento
Nossos cursos
  • Todos os cursos
  • Portal do aluno
  • Cadastre-se
  • Carrinho
Suporte
  • WhatsApp
  • Email
Copyright 2024 © Todos os direitos reservados. Aprovação Cursos Preparatórios para Concursos LTDA CNPJ 23.672.661/0001-69 | Desenvolvido por Léo Tavares

.

20% OFF em todo o site!

USE O CUPOM: BLACKAPGE

.

20% OFF em todo o site!

USE O CUPOM: APGE10ANOS

Por tempo limitado. Aproveite agora!

WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Abrir bate-papo